quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Escola parou no tempo



Nas mãos de uma criança, vemos celulares, jogos eletrônicos, câmeras digitais, a maioria das vezes tudo isso reunido em um só equipamento. Acesso a conhecimentos? A internet proporciona a ponte para tudo que uma criança precisa(e quer) aprender. Porém, ela chega à escola e encontra um professor, um quadro e um giz. É obrigada a desligar sua diversão e prestar atenção no monólogo do professor.
Não é preciso fazer uma grande pesquisa para perceber que, de todas as áreas de conhecimento, como por exemplo, a comunicação, a saúde, a engenharia, um dos que ficou pra trás nesta corrida tecnológica foi a educação.
É clara a importância do educador para a formação não só da criança, mas de todo aquele que deseja e/ou precisa estudar um determinado conhecimento. Pois ele é quem pode promover as interações entre o conhecimento e o indivíduo. Porém não podem ser descartadas as outras formas de obtê-la. A internet é uma delas. Apesar de ser a forma mais fácil de chegar a novos conhecimentos, é a mais criticada pelos educadores.
Motivo? As máquinas podem desumanizar o conhecimento, segundo alguns especialistas. Apesar de encurtadas a distância entre o conhecimento e aquele que deseja obtê-lo, existe o medo de que todo esse conhecimento sem intermediários possa diminuir a afetividade entre as pessoas. O medo aqui é que a impessoalidade da internet possa influenciar negativamente e afastar as pessoas umas das outras.
Ainda que a internet e outras ferramentas ganhassem mais destaque na escola, acredito que a figura do professor não ficaria de lado. Claro né, as atuações dele não seriam as mesmas de hoje. Uma criança que chega na escola, ativa, pronta para brincar com os colegas e conversar sobre os conhecimentos de seu interesse, e até mesmo uma troca de conhecimento entre si sobre o conteúdo ensinados pelos professores, é abafado por um fica quieto! Não levanta! E ela senta de cabeça baixa e começa a copiar do quadro, é o tipo de atuação que não combina com essa geração atual, mais proativa, que tem um mundo ao clique de um mouse.
Quem nunca passou por aquele professor que ficava só falando e a maioria dos alunos fingia prestar atenção, mas estavam lendo revistas debaixo da cadeira, trocando recados escritos com colegas, fazendo jogo da velha no caderno, ou até mesmo estudando outra matéria que lhe interessava mais? A geração nova faz isso, só que com celulares de última geração, que podem filmar, e oferecer um monte de coisas legais para se fazer, até mesmo ver televisão, que era um fetiche na minha época de aluno.
É hora dos professores entregarem-se a criatividade dos alunos em buscar ocupações durante as aulas para sanar a chatice da aula e bolarem idéias, comunidades no Orkut, fóruns de discussão, buscar nos interesses do aluno um meio para articularem o conhecimento que desejam passar, mas só uma observação: Nada de cobrar dever de casa online, pois desculpa já tem: O vírus comeu!

18 comentários:

Hugo Scapelin disse...

Não acredito! Tudo que eu sempre falei em alto e bom tom e ninguém concordava. Alguém que adere a minha luta pela modernização do ensino. Abaixo a NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO E DOS PROFISSIONAIS EDUCADORES!

http://tutarimbas.blogspot.com

Camila disse...

Sim, os Educadores tÊm que inovar, usar a tecnologia, deixa a imaginação solta e icentivar os alunos a gostarem de estudar, por meio da internet ou qualquer tecnologia, porque ninguém aguenta ficar naquela "rotina" de sala de aula.

Thiago disse...

yeah, eu concordo com vc os educadores tem que inovar =)...
existem varios meios de tormar as aulas mais interativas e praticas.
Basta só usar a criatividade =)

hwy..depois dá uma passada lá
http://www.odiferentao.blogspot.com/

Dayane Pereira disse...

E as pessoas mts vezes acreditam em td que veem na net, esquecem de ler livros. ATé mts trabalhos, são feitos e postados em foruns da faculdade. A internet dominou, acabou a infância- fato

Camaleão disse...

Tem muita coisa pronta na internet hoje em dia, mas os professores tinham que se atualizar também.

Gabriel dicas disse...

na minha escola em plena sala de aula os alunos ficam transferindo filmes imorais. ~lamentavel~
www.gavrielalon.wordpress.com

Anônimo disse...

é lamentável que tenham estudantes que prefiram o celular primeiro depois a explicação do professor.
é bem certo que a evolção tecnológica é um fato,
mas educação é coisa séria, levar celular dentro da sala de aula deveria ser proibido, com pena de suspensão e até falta na aula.

prestar atenção na explicação é dever do estudante,
um celular dentro da sala de aula atrapalha a concentração de todo mundo.
bem feito, perdeu o celular, deveria perder o ano letivo pra aprender a dar valor ao estudo.
educação em primeiro lugar, diversão depois com certeza.

Marcela Reinhardt disse...

Você tem razão e as universidades não ajudam muito os futuros professores a estarem de olhos abertos para o futuro, estou me formando professora de história este ano e não aprendi nada de novas didáticas que possam funcioanr... terei que resolver isso sozinha!

Unknown disse...

o video é mt engraçado pena ki é mentira,mas,td ki foi postadu é vdd
ae jairo é o yanko =D

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... Argumento está muito bom. mas tudo na vida tem duas versões e veja aqui apenas "o lado negro da força"... Sou do tempo da tabuada, da regua de calculo, do BBS, do acesso discado...Ufa! acho que talhei os dez mandamentos na pedra kkkkk.
Enfim, hoje temos acesso a bibliotecas e museus sem sair de casa. Podemos fazer visitas guiadas ao Louvre e muitos outros...
Ora, tudo que a mente humana desenvolve pode ser usado para o bem e/ou para o mal...O inventor da dinamite não pensou que poderia matar tantas pessoas e foi inclusive ganhador do Nobel da Paz em sua epoca....O ideal é ensinar etica a alunos e porfessores

Nyh! Marinho. disse...

tem selo p vc lá no meu blog, passa lá!
Bjo

Unknown disse...

O interessante é que o Brasil copia muitassss besteiras do exterior e algo como uma aula interativa é deixada de lado. Se a escola tem computadores, não são usados de forma adequada ou simplismente estão parados.Nos professores temos que nos preparar pra essa nova realidade porque uma hora ela vai chegar e ira tirar os " cabeças quadradas".

Anônimo disse...

Cara, adorei, o fim foi maravilhoso, oh menino p/ ter criatividade para escrever

normalit disse...

acho que tiozinho parou no tempo. os professores parecem palhaços pros alunos, seria melhor usar tecnologias a favor do aprendizado. esse tipo de ensino não é interativo e afasta pessoas, por essa que existe abandono, precisamos revolucionar o ensino e não retardá-lo como estão fazendo. usem videogames, computadores, redes sociais, iphones, eletrônicos pros jovens gostarem daquilo.
métodos de ensinos ultrapassados desmotivam, as avaliações deveriam mudar pra melhor, hoje tenta-se muito avaliar a nota do aluno, + o aluno não se sente parte do ambiente, estudei em escola particular e sempre odiei. faço curso de desenho e me sinto em casa, os ambientes melhoraram o interesse da pessoa.

normalit disse...

existem jogos de tabuleiro que devemos fazer mímicas, outros que ensinam gerir dinheiro,existem simuladores de casas,de soldadinhos de guerra, etc, o que tenho visto que somos geridos por dinossauros, pois os jovens nem se sentem parte desse mundo e acabam se isolando, já fui adolescente rebelde, sempre me senti assim,contextos passados só ferram a evolução, o povo vê a caixa de areia e nada além disso, por isso temos jovens que odeiam ler, odeiam música clássica, música de rock, etc. valores vazios, pois professores pararam no tempo e enxergam alunos como vilões, mestres de artes marciais são mais pais que professores de matérias, professores só se preocupam com seu salário estúpido e dane-se o aluno. por essas que jovens não os respeitam, precisamos rever parâmetros importantes e tentarmos adequá-los pra geração atual.

normalit disse...

os métodos de disciplinas devem ser mudados:
usemos jogos eletrônicos contando história do zumbi de palmares, fazer teatro pra contar uma história de mãe de família que cuida de 8 filhos, entre outras coisas interativas.
ensinar matemática pro dia-a-dia e mais nada além disso. se cara quiser virar físico, crie cursos específicos pra isso, ensinemos a garotada a cozinhar, lavar roupa, gerir uma casa, dançar, meditar, traçar metas, agir em grupo, ser solidário, levar eles a casa de idosos, etc. ensinos que chamem atenção, isso faz a escola ser acolhedora, pois que vejo é que escola virou uma mãe que todos querem vê-la queimando na fogueira.

normalit disse...

fazer desenvolvimento pessoal e em grupo. alunos devem ser mais amigos também, discutir assuntos variados, existem pessoas que param no tempo e são contra a evolução, por isso vejo escola dos anos 30. estamos em 2013, mais esses métodos não atraem ninguém, por essas que olham os jovens como rebeldes, os mesmos métodos usados no aprendizado nos anos 90 enojaram os jovens daquela geração, nova york adotou meios mais interessantes, precisamos fazer o mesmo aqui. pais precisam estimular seus filhos também, se puderem ser professores do mesmo. se o seu filho gostar de animes, tente se enturmar com ele, se gostar de videogames, discutir isso, entre outros assuntos.
pais são professores também, mais os mesmos esquecem seus filhos e os deixam abandonados.

normalit disse...

pensemos e refletimos. jesus teve atenção porque foi acolhedor com os seres humanos, precisamos repetir seus passos, ouvir os jovens, pois eles herdarão esse mundo, serão o amanhã, relacionamentos sérios moldam os paradigmas, por isso os professores não estão preparado pro presente e são vistos como grandes vilões.