sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A televisão aberta: Cavalo dado...

Muitos amigos meus tem questionado sobre a televisão atualmente. A qualidade da programação anda muito ruim e, o que me surpreende, é que quando mudam as grades de programação, é para pior! As escolhas estão entre: telejornal que só mostra violência, novela, filme de cachorro e programas de merchandising. Aqui em casa, por usarmos uma antena UHF ainda temos acesso a uns canais diferentes como NGT independente, SESC TV, MTV, entre outros. Ainda assim não são grande vantagem. Ainda imagino como será quando eu assinar tv a cabo e me esbaldar nos filmes e variedades de programas. Como este dia, pelo menos pra mim ainda vai levar um tempinho pra chegar, vou resumir com minhas palavras as opiniões sobre cada tv:


Rede Globo: A primeira da lista, apesar de não representar a metade do que já foi. Não é um canal que me chama a atenção. Os noticiários deste canal sempre me soaram tendenciosos e as reportagens do fantásticos sempre pareciam promover algum produto ou incitavam medo na população. É a que exibe os melhores filmes e da melhor forma, sem cortar nos momentos de clímax, como a SBT faz. Em materia de entretenimento ainda é a melhor, apesar de alguns programas de comédia como a Turma do Didi e Zorra Total serem infantis demais, me fazendo perder a paciência. As novelas, apesar de não assistir fielmente nenhuma, simpatizo com Caminho das Índias; que mesmo sendo chata e irritante, é a melhor que tem sido exibida atualmente e bate de longe as novelas da Record. Sobre a programação infantil? Eles tem bons desenhos mas tem medo de exibir material novo, principalmente se forem animações japonesas, por causa da censura. Acredito que uma boa reprise de algumas animações históricas balançaria as estruturas das manhãs na globo. Adoro aquela série de bruxinhos que passa antes do jornal local aqui no Rio de Janeiro. Ah! Não posso esquecer de mencionar o programa do Jô, o melhor programa de entrevistas da TV aberta atualmente. Este canal só estraga quando tem Big Brother Brasil, pois a maioria dos bons programas são tirados do ar.


SBT: A segunda, na minha opinião. A Record nunca será nem metade do que ela é. Motivo? Silvio Santos! Apesar de ser um apresentador popular e bem chulo em sua programação, é divertido, cativante. Torna momentos chatos do domingo, principalmente pra quem não gosta de futebol, mais interessante e no mínimo assistíveis. Ainda não aprendeu a fazer novela. Eles poderiam retomar a velha escola que produziu a novela Éramos Seis e até mesmo (desespero!) Chiquititas, que dá de dez a zero nessas produções novas. Boas jogadas foram as reprises de Pantanal, Xica da Silva e Dona Beija. Peca muito na exibição de séries, diamantes preciosos jogados na madrugada, sem nunca exibir o final. Atualmente, estão resgatando os apresentadores mais populares como Ratinho e Cristina Rocha, dando mais espaço para Hebe Camargo. Programação infantil? Animes repetidos exaustivamente como X-Men Evolution e Naruto(este segundo cheio de cortes e adaptações mal feitas). Ultimamente tenho sentido a falta de Chaves e Chapolin, que tem sido pouco exibidos.


Record: Já gostei mais deste canal. Existe a Record antes da fazenda e depois da fazenda, passando pelo durante. Antes da fazenda, eles procuravam sempre trazer mais qualidade, buscando no padrão globo de qualidade o meio para conseguirem se equiparar em ibope. Mas, depois da exibição deste reality, a record está uma merda, exibindo aqueles participantes passando pela ponte suspensa durante horas. Entrevista com fulano de a fazenda... sicrano de a fazenda... chega! Troquei de canal. Ponto positivo para os concursos beleza na comunidade brasil e o programa de variedades do domingo (o fantástico deles) com destaque para o cara que educa cães.
Eles não tem programação infantil. Todo mundo fala mal do programa Geraldo Brasil, mas ainda não tive tempo pra assistir. Só passei o canal uma vez e vi que estava passando o concurso da morena mais bonita. Fizeram muitas novelas, algumas tendo repercussão como Os Mutantes. Mas pecam pela exaustão. A novela foi uma trama longa demais. Antes de terminar a primeira eu ja tinha desistido de tentar acompanhar.


REDETV: É a tv que bebe da fonte dos outros canais. Sempre comentando causos e fofocas relacionadas a globais ou recordais, ou tentando promover uma nova estrela do funk, a mulher tangerina, a mulher cupuaçu, etc. Não investem em ficção por medo de perder feio para os outros canais, o que já acontece. Gosto muito do Pânico na TV, um programa divertido que tem boas matérias pra nos divertir, apesar de as vezes deixar a desejar tbm... Exibem alguns animes na sua grade mas nada que tenha muita repercussão. Saudades da manchete.


Bandeirantes: Não fede não cheira, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. É muito fraca, nunca tem nada que chame a atenção. Simpatizei com o programa da Galisteu, achei divertido. Tanto que a Globo lançou um programa de temática parecida e no mesmo horário. Acredito eu que o que dá ibope neste canal é o programa da Marcia Golshmit, aquela baixaria nunca é tirada da grade! Programa mais chato da tv brasileira. Ah! Tem o CQC que é legalzinho...


TVE BRASIL EDUCATIVA: Sinceramente, nem sei se é esse o nome certo do canal. Apresenta programa infantil de qualidade, só saber os horários. Vi um programa jovem interessante e também tem o programa da Leda Nagle, que entre filme de cachorro e Marcia Goldshimt é a melhor opção.




TV Gazeta: Não tenho o que dizer sobre este canal. Ponto para o programa que vende jóias e me ajuda a dormir.




MTV: Não é em todos os lugares que pega, mas como a maioria dos meus amigos e eu assistimos a esta emissora, acho importante mencionar. Tem uma programação atualmente bem variada, indo a programa de discussões, aos programas mais senso comum como o do Marcos Mion (Descarga). Gosto dos programas do Marcelo Adnet, o quinta categoria com os barbixas, e os outros de vez em quando assisto. Acho os comerciais muito longos e me cansam. É uma tv enjoadinha na minha opinião.

Pra encerrar, vou dar a dica que tenho seguido ultimamente: Youtube. Já encontrei séries antigas como Jaspion e Flashman e você assiste sem precisar baixar. Digite na procura o que você quer e, quem sabe, é seu dia de sorte? A televisão aberta é um cavalo que precisamos olhar os dentes.

Abraços a todos e desculpem pelo artigo, longo demais.

7 comentários:

Neurotic StrangerBlood disse...

De todas essas emissoras eu acomapnho apenas a MTV ! Não gosto muito de novelas e desenhos. Filme de cachorro? ODEIO! Suas análises estão muito boas. Discordo apenas quando você diz que CQC e legalzinho; ja assiti algumas vezese adorei! Ótimo post!

iMarty Turbo disse...

antes eu era ligadaço em novela e tudo q era da globo,hoje ainda bem q eu tenho tv a cabo,eu vejo nickeloodeon o dia intero, mas as tvs tem q atualiza mais os desenhos,pq a globo só com 3 espias é demais e aquela merda de power rangers(ja foi muito melhor)só falta volta o jack cham pra completa...

AG disse...

A TV aberta é uma vergonha!

O SBT parece estar tentando mudar a imagem q se criou de desrespeito com o telespectador.

A globo é manipulação pura.

Rede TV tem uns programas bons.

A Cultura ainda se salva.

Enfim. Eu prefiro nem assistir muita Tv pois sei q vou me irritar e ficar trocando os canais o tempo todo.

ThiagOrnelas disse...

oxi, rapaz..li tudo o que você disse mas já tinha desde o começo minha opinião formada..TV ABERTA FOI FEITA PARA COISAS DO TIPO "DOMINGÃO DO FAUSTÃO", REALITIES SHOWS, HUMOR PORCALHÃO E PROGRAMAS EMOCIONALISTAS...Tem como dar certoo?

Cada vez menos quero saber de televisão..

Abraços

bom blog

www.nos4.wordpress.com

Nyh! Marinho. disse...

Mulher tangerian, mulher cupuaçu, eurimuito! hahaha

Bem defendendo a Band, ela é mais voltada p o esporte, se vc assistir a Band no dmingo vc verá isso!!
Gostei muito do artigo!

Parabéns!

Marcela Reinhardt disse...

oi! estive visitando e comentando em seu outro blog...
Aqui no RS não tem o canaç Gazeta... mas a MTV pega.
A glob eu acho que é aquele canal em que a gente deixa a TV ligada quando não está prestando atenção nela.. heiauehaieh

http://www.marcelareinhardt.blogspot.com/

Unknown disse...

Cara é isso mesmo a tv está decadente.
A record vive levando em todos os seus programas, até nos mais improváveis, os ex-fazenda, acho que vão ficar assim até chegar no fazenda 2. A TVE tem uns programas legais e culturais, a MTV tem uns bons, mas realmente os comerciais cantam, vivem da música kkkkkkk
redeTV só o pânico mesmo.