segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Youtube: Divisor de Águas...

...que tem dado o que falar. O youtube e outros sites de hospedagem de vídeos tem sido, ao mesmo tempo, um gerador de oportunidades pra quem quer se auto divulgar como artista, mostrar seus vídeos para uma grande mídia e ganhar um lugar ao sol, e, para outros, tem se tornado um grande pesadelo.
Esta semana tivemos o vídeo de Vanuza e a discutidíssima versão do hino nacional, postada no youtube. Esses sites não têm deixado as figuras da mídia dormir em paz. Haja processos contra o site. Daniela Cicarelli que o diga. Vamos pensar... Quantos famosos já deram/comeram na praia antes dessa nova era, sem serem pegos? Uma foto na CARAS? Ah... Um vídeo em qualidade péssima vale mais que mil fotos photoshopadas!
Até mesmo pessoas “comuns” tem sentido efeitos dessa super exposição. Uma professora foi demitida na Bahia por ter vídeos seu, dançando num show de pagode, postados na internet. A platéia, que disponibilizava de celulares com câmeras, registrou o fato e jogou na rede.
Há também a criação de celebridades instantâneas. Como posso dizer, nem tão célebres assim. Exemplos: Susan Boyle, Sthefhany Crossfox, as discípulas de Inri Cristo, tombo de Caetano Veloso, Maísa, e, como já citado no primeiro parágrafo, a bola da vez: Vanuza. Não são pessoas que se destaquem pelo talento e pela beleza que possuem. É a fórmula do chiclete visual.
Chiclete visual segue a mesma regra da música chiclete: É simples, tosco, apresenta algo na freqüência do grande público do site, com uma versão menor(refrão) para quem tiver com pressa pra assistir a melhor parte. É como o funk: desnecessário, mas muita gente não vive sem. Mas eles seguem outra regra cruel: Sua fama não dura mais que 15 minutos. Poucos como Sthefhany Crossfox conseguirão uma vaga no A Fazenda.
Agora, falando de minhas experiências, há muita coisa que pode ser garimpada. Alguns privilegiados que tinham em seus arquivos de vídeos animações, clipes, músicas, programas da época da minha infância, estão disponibilizando este material para minha alegria. As tarde de sábado e domingo não tem sido as mesmas assistindo Flashman e outras séries mofadas na internet.

10 comentários:

Hysteria Project disse...

realmente, o youtube é um excelente divulgador de imagem o problema é como ele pode ser usado para o bem, promovendo alguém, ou para o mal, procurando denegrir a imagem de alguém

Unknown disse...

O youtube dividiu águas mesmo,
a vanusa disse que foi o remédio da labirintite.

kkkkkkkkkkkkkkk

Agora todos os flagras param no youtube.

gAng disse...

kkkkkkkkk
pelo menos ehmais interessante ver a Vanusa errando oHino do q ver a programação atual da TV
sou fã do Youtube

www.hysteria-project.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

PRA DIVULGAÇAO DE BLOGS:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

Unknown disse...

Ahh, meu!
ela não sabia cantar o Hino Nacional!
peloamordedeus!

hauahauahauas..

ADOREI ESSE BLOG!

Megumi ~ disse...

Essa disponibilidade dos vídeos e arquivos em geralm na nternet tem um lado bom e ruim... No fundo, acho que todos sentiram uma imensa vergonha alheia ao ver o vídeo da Vanuza, ou o daquele cara protegendo a Xuxa. Mas, também tenho o costume de rever coisas que nem existem mais e fizeram parte da minha vida, e essa nostalgia é muito boa! :D

Unknown disse...

ealmente é um divisor de águas. Mas dedse Igreja à esportes, Amizades e Namoros, Noites e Dias, o que não tem seu lado bom e ruim?
Quanto as porcarias do outube vale aquele provérbio: "É melhor ver porcaria do que ser cego"

abraços

Vini e Carol disse...

O "youtube" está em todos os lugares cara! haha
Se você está numa festa, e fica doidão, pode ter certeza que estará no youtube no dia seguinte.
Se abre as portas, o povo entra mesmo, e que se dane a privacidade!
É foda.
Abraço.

Unknown disse...

pow!mas naum podemos xama-la de burra,pergunta pra maioria do brasil se eles sabem cantar o hino nacional TODO,muitos pokos e ainda mais,pergunta se sabem o ki signifika a letra do hino nacional,peguei de jeito agora,duvido ki alguem saiba
eu posso garantir ki sei.

Anônimo disse...

I really like when people are expressing their opinion and thought. So I like the way you are writing